Secretário Luiz Cláudio representa prefeito em Workshop sobre produção cafeeira

Porto Velho, RO – O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho, Luiz Cláudio, participou nesta quarta-feira (19), do I Workshop Sustentabilidade e Resiliência na Produção Cafeeira de Rondônia, promovido pela Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o IFRO, Embrapa, Seagri, Emater e Câmara Setorial do Café.

O evento aconteceu no município de Cacoal, maior produtor de café em Rondônia e o titular da Semagric, além de representar o prefeito Hildon Chaves, foi convidado especial por conta das ações voltadas ao fomento da cafeicultura na capital e seus distritos.

Além de palestras com especialistas da UFV e outras instituições de pesquisa e aprimememamento da cafeicultura, aconteceram também debates para o intercâmbio de conhecimentos e experiências de sucesso nesse tipo de atividade rural. Luiz Cláudio da Agricultura pontuou que a Semagric já distribuiu mais de um milhão de mudas de café clonal no município de Porto Velho e muitos pequenos produtores estão fazendo agora a primeira colheita, dois anos após o plantio, com produção acima da média.

“Nós vamos investir ainda mais no programa Pró-Café nesse ano, prosseguindo com a distribuição de mudas a custo zero, oferecendo também assistência técnica de qualidade”, disse Luiz Cláudio, destacando que o programa vai ser aperfeiçoado com a integração da apicultura nas lavouras.

“Garantindo a polinização melhorada, a produção pode ser aumentada em até 20 por cento. Vamos integrar o programa Mel do Porto com o Pró-Café, visando principalmente os produtores inseridos no modelo de agricultura familiar em todos os distritos de Porto Velho”, assegurou Luiz Cláudio.