Primeiro caso confirmado da COVID-19 em Cacoal

Porto Velho, RO – A prefeita Glaucione Rodrigues, junto com a Secretária Municipal de Saúde, Célia Calado, concederam na manhã de quinta-feira (30), entrevista coletiva à imprensa de Cacoal para noticiar de forma oficial o primeiro caso confirmado de Coronavírus no município.

Se trata de uma criança de 10 anos, que esteve em contato com outra criança que havia recém-chegado de Londres, lugar com alto risco de contaminação, mas não apresentou nenhum sintoma (assintomática).

A criança confirmada com a COVID-19, deu entrada dias atrás no Hospital Materno Infantil apresentando sintomas, como dor de cabeça e falta de ar. Recebeu os primeiros procedimentos e foi notificada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus como caso suspeito, sendo confirmado hoje pelo Lacen, como caso positivo.

A secretária de saúde, Célia, ressaltou que foi iniciada a investigação clínica e laboratorial da criança, e orientado aos pais que mantivessem a criança em isolamento visando restringir o contato com outras pessoas para evitar a propagação ou transmissão.

“A primeira criança que chegou de viagem esteve brincando com a criança que hoje foi confirmada com a COVID-19. Essa criança que deu entrada no Hospital Materno Infantil foi colocada em quarentena para aguardar o resultado dos exames e infelizmente foi visitar familiares e teve também contato com tios e avós, que também passaram a ser monitorados pelo Comitê”, informou a secretária.

A prefeita Glaucione, pediu que a população obedecesse ao decreto estadual que “OBRIGA” o uso de máscara ao sair de casa e que em casos suspeitos sejam observadas às orientações do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus, o que reduzirá as chances de surto no município.

Sobre o estado de saúde da criança, Célia Calado destacou que a criança passa bem, está em casa e recebendo toda a atenção dos profissionais de saúde. Um alerta da secretária é para que todas as pessoas, a partir do momento que recebe a notificação, que cumpra o isolamento social e todas as orientações repassadas pelos profissionais.

“Infelizmente temos o primeiro caso em Cacoal, estamos a dois meses trabalhando com medidas preventivas e restringindo o acesso das pessoas nas ruas, além de outras ações de combate a essa pandemia. Mas volto a frisar, precisamos principalmente da colaboração da população em cumprir o que determina o decreto. Só assim conseguiremos passar por essa crise sem ter complicações maiores”, concluiu a prefeita.

Fonte:Assessoria

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA