Veículos utilizados em atividades de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia passam por sanitização

Veículos utilizados em atividades de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia passam por sanitização

Porto Velho, RO – Ao todo 50 veículos e duas aeronaves empregados diretamente em atividades de prevenção e combate ao coronavírus passam por sanitização em Rondônia. São veículos utilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Polícia Militar (PMRO) e Corpo de Bombeiros (CMBRO).

A iniciativa, realizada na segunda e terça-feira (27 e 28), partiu de um alinhamento da Agevisa em conjunto com a Defesa Civil, e faz parte das ações da Sala de Situação criada no Governo de Rondônia para o enfrentamento da pandemia.

‘‘Percebemos a necessidade de intensificarmos nossas ações integradas para dar respostas ao enfrentamento dessa pandemia no nosso Estado. E essa sanitização faz parte disso, pois conta com a cortesia de um empresa de controle de pragas e sanitização que está executando o serviço. Inclusive realizou, em todo o Brasil, O Dia T, um dia para ser solidário’’, afirma a diretora da Agevisa, Ana Flora Gerhardt.

O técnico operacional da Defesa Civil de Rondônia, 1° sargento Weliton Cirqueira dos Santos, considera a ação essencial. ‘‘Essa sanitização é muito importante, pois, se houver, já elimina o vírus desses veículos. São viaturas do dia a dia que estão dando suporte em logística para atividades em hospitais, em locais de aglomerações e outras ações importantes, inclusive um desses veículos foi usado para o transporte de repatriados’’, explica.

Conforme a empresa, a sanitização é um procedimento com o objetivo de reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros. O produto aplicado é uma combinação de quaternário de amônio de 5ª  geração e peróxido de hidrogênio. Essa aplicação acontece com uso de nebulizador/atomizador elétrico a frio, nebulizador a gasolina a frio ou pulverizador.

A equipe que faz a sanitização utiliza macacão tipo tyvek, luvas de nitrila, máscara facial com filtro para vapores orgânicos e inorgânicos ou máscara semifacial e óculos tipo ampla visão, botas impermeáveis e propés (sapatilhas descartável).

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA