A Prefeitura de Porto Velho retomou nesta semana a entrega de Kits Alimentação destinados aos alunos da rede municipal de ensino. Uma força-tarefa está trabalhando para atender 44 mil estudantes nos próximos dias. As aulas continuam virtuais como parte dos protocolos sanitários voltados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

A coordenação da distribuição é da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Divisão de Alimentação Escolar. Somente nesta semana serão distribuídos 5.644 kits.

 

“Entendemos que a escola é muito mais do que o espaço de desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. É, também, um espaço social em que muitas crianças recebem sua principal refeição”, explica a secretária Gláucia Negreiros, da Semed.

 

Segundo a secretária, as próximas entregas serão feitas gradativamente enquanto vigorar a suspensão de aulas presenciais e, conforme a distribuição per capita por aluno.

 

SUPERAÇÃO

 

Para a diretora Francisca Joélia, a ação ajuda a superar as dificuldades Para a diretora Francisca Joélia, a ação ajuda a superar as dificuldades

A diretora da Escola Municipal Cosme e Damião, localizada no bairro Embratel, Francisca Joélia Alves de Lucena, considera que o alimento distribuído aos alunos é uma contribuição importante para a superação do momento difícil enfrentado pelas famílias.

 

“Muitas famílias estão carentes desta ajuda. Um exemplo é que ao abrirmos os portões da escola para a entrega e já encontramos pais aguardando as cestas, que vão ajudar muito”, disse. Ela lembra ainda que o kit alimentação é um direito da criança e de importante na fase de aprendizado.

 

Para Afonso Queiroz dos Santos, pai de um aluno da Educação Infantil – Creche, receber os alimentos é gratificante e contribui na manutenção de sua dispensa. “É uma ajuda para as crianças e para as famílias. Muitos pais não têm condições de suprir as necessidades de seus filhos”, declarou.

 

COMPOSIÇÃO

 

A Semed orienta os pais das crianças para que evitem qualquer aglomeração. Para isso, os gestores das escolas devem divulgar antecipadamente o cronograma de entrega dos kits, especificando as turmas que serão atendidas e os respectivos dias e horários.

 

Só nesta semana, 5.644 kits começaram a ser montados e distribuídos Só nesta semana, 5.644 kits começaram a ser montados e distribuídos

 

Cada kit é composto por cinco quilos de arroz, um quilo de feijão, um pacote de biscoito cream cracker de 400 gramas, um litro de leite UHT e um pacote de coxa e sobrecoxa de frango.

 

Os gêneros alimentícios foram adquiridos com recursos do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme as determinações do próprio PNAE quanto à qualidade nutricional e sanitária dos alimentos. Além disso, a contribuição social tem amparo legal com a Lei Municipal nº 13.987, de 7 de abril de 2020, em caráter excepcional.

 

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui