Extrema de Rondônia há 10 anos da fila da emancipação

Distrito de Extrema de Rondônia divisa com Acre há 330 KM da sede Porto Velho, 10 anos com plebiscito convalidado pelo STF

Há exatos dez anos a Distrito de Extrema de Rondônia aguarda a transformação a vir a ser o 53º município do Estado de Rondônia não tem motivos para comemorar.

A comissão pró-emancipação busca audiência com o presidente da Assembléia Legislativa do do Estado de Rondônia, deputado Laerte Gomes (PSDB).

No dia 28 de fevereiro de 2010 foi realizada, em todo o município de Porto Velho, uma consulta plebiscitária sobre a criação do município de Extrema de Rondônia, região conhecida como Ponta do Abunã. A região definida como Ponta do Abunã é formada pelos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Extrema.

PEDIDO

Extrema de Rondônia em destaque na cor Laranja

O pedido para realização do Plebiscito foi formulado pela Assembléia Legislativa em 2007. Ainda naquele ano o Tribunal deferiu, através do Acórdão 504/2007, a realização da consulta plebiscitária. Caso a resposta majoritária fosse o SIM, poderia ocorrer a criação do município, o que se dá através de uma lei ordinária estadual. Se o NÃO prevalecer, caso ainda haja interesse na criação desse novo município, um novo pedido deverá ser feito ao Tribunal para que se realize uma nova consulta plebiscitária.
O plebiscito consultando a criação do novo município já foi realizado, resultando em 170 004 eleitores votando pelo “sim” e apenas 18 853 pelo “não”. Apesar de já ter sido criado através da Lei 2.264/2010, em março de 2010 e ter orçamento aprovado para sua implantação, até o momento não houve manifestação do Governo do Estado de Rondônia efetivando o município de Extrema (de Rondônia). Caso seja realmente criado, o município será formado pelos distritos de Extrema (sede), Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Possui uma área de 5.515,87 km², cerca de 2,32% da área total do Estado e sua população estimada é de 9.847 habitantes (dados do IBGE 2010)

Localizado na divisa de Rondônia com o Acre, devido as dificuldades que a Prefeitura de Porto Velho enfrentava para administrar e levar benefícios para estes distritos localizados a mais de 300 Km da capital, após um estudo da Fundação Getúlio Vargas e plebiscito[4] foram desmembrados da capital e em 28 de fevereiro de 2010 foi criado o município de Extrema.

…….
Antonio Maia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA