Lei sancionada no último dia 21 de janeiro determina que a medida seja implantada nas unidades municipais.
Estímulo à leitura em Goiânia; Lei determina que bibliotecas da capital facilitem acesso a deficientes visuais — Foto: Divulgação/Secult
A Prefeitura de Goiânia deverá implantar, em suas bibliotecas públicas municipais, dispositivos que viabilizem a leitura das obras a deficientes visuais. A medida é determinada pela Lei nº 10.459, sancionada no Diário Oficial do Município (DOM) na última terça-feira (21).
A proposta foi elaborada pelo vereador Emilson Pereira (Podemos), vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Câmara Municipal.
O documento descreve que a Prefeitura deve usar “tecnologia, softwares, produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovam a funcionalidade relacionada à inclusão da pessoa com deficiência ao acesso à leitura”.
Não consta na Lei um prazo para a implantação dessas medidas ou quais bibliotecas da capital serão beneficiadas.
O G1 entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Cultura Goiânia (Secult) e aguarda retorno com informações sobre as bibliotecas municipais e como deve ser a implantação desse serviço.
Também não havia sido divulgado, até o início da manhã desta segunda-feira (27), quais programas serão implantados e quantas pessoas a Lei deve beneficiar.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.