Governador presta continência aos profissionais da Segurança Pública em homenagem a Tiradentes

Governador presta continência aos profissionais da Segurança Pública em homenagem a Tiradentes

Porto Velho, RO O respeito pela dedicação, ética e comprometimento ao trabalho dos profissionais que atuam diretamente na área de Segurança Pública foi enaltecido pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, ao lembrar da data de 21 de Abril, quando é prestada homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes,  patrono das polícias brasileiras.

O governador fez questão de lembrar a árdua missão de cada policial militar e civil, no dever de garantir a segurança e paz à sociedade rondoniense. Os serviços rotineiros não cessam somados aos trabalhos que vêm sendo desencadeados neste momento de crise em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus. Para o chefe do Executivo Estadual, todos os profissionais, principalmente os da Segurança Pública, são dignos de elogios e reconhecimento pelo grandioso serviço desenvolvido.

Mesmo no momento difícil pela qual passa a sociedade, não há como esquecer as homenagens ao Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes”, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.

O dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965. Isso foi feito pelo presidente marechal Castelo Branco por meio da Lei N. 4.897. Tal lei também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes.

Devido à pandemia do coronavírus, não foi possível a realização de um evento grandioso por parte do governo do Estado, em especial à Segurança  Pública do Estado, mas atos simbólicos foram lembrados em todo país. Mesmo dessa forma, o chefe do Executivo Estadual enalteceu a todos os profissionais da Segurança Pública em gesto de continência em reconhecimento ao valoroso trabalho.

O governador conhece perfeitamente a importância do patrono das polícias do Brasil, mesmo por ser um militar, coronel da Reserva Remunerada, e que em toda sua trajetória militar honrou seu trabalho como profissional da Segurança Pública.

O governador destacou trecho da mensagem da Ordem do Dia da Polícia Militar que ecoou em todos os municípios de Rondônia:

“Nesta data, 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes, patrono cívico das polícias militares e civis. Lembremo-nos da história de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira e mártir da Independência do Brasil, e nos espelhemos nele para prosseguir na lida diária defendendo a sociedade mesmo com o sacrifício da própria vida.  Neste momento, pelo qual passa a humanidade, combatendo um inimigo invisível, um vírus, relembremos o juramento realizado por cada policial militar ao ingressar nas fileiras da polícia militar do Estado de Rondônia e busquemos o encorajamento necessário para realizar a defesa social, servindo ao país com lealdade, disciplina e constância. Tal qual Tiradentes, revistamo-nos de nossos melhores e mais altruístas sentimentos para que não esqueçamos nunca a essência de nossa missão, servir”, ressaltou Marcos Rocha, governador de Rondônia.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA