Recorde: Centro dos Idosos de Vilhena fez mais de 25 mil atendimentos em 2019 com ações inovadoras

Linha de apoio

Entidade faz balanço das realizações dos últimos 12 meses e garante que 2020 será melhor ainda

O Centro de Atendimento ao Idoso de Vilhena (Cati) é um caldeirão de atividades. Em 2019 foram realizados muitas atividades inéditas com número recorde de participantes na história da entidade. A direção do Cati divulgou nesta semana as conquistas do ano passado e garantiu intensa programação em 2020.

Cleivete Lucas, coordenadora do Centro, lembrou que o apoio da Prefeitura foi essencial para o sucesso da melhora na entidade. “A valorização do Cati pelo prefeito Eduardo Japonês permitiu que a média de idosos atendidos aumentasse cerca de 90%, alcançando 2.900 atendimentos no melhor mês do último ano com 2.300 atendimentos em média, por mês, totalizando mais de 25 mil atendimentos em 2019. Um recorde histórico e uma conquista importante para a comunidade”, comemora.

A terceira idade vilhenense é beneficiada no Cati com piscina de hidroginástica, dança, zumba, atividade física aeróbica, refeições (como café da manhã e almoço), atendimento médico de cardiologia e clínica geral. O professor de educação física, Francisco Almair de Souza, o “Professor Franco”, cedeu até mesmo seu tempo se voluntariando na construção e pintura de várias mesas e bancos, pintura do piso e também do muro com grades. Ele e a professora de dança Cati Machado garantem aulas extremamente animadas e alegres no espaço.

Em 2019 a “Semana do Idoso” do Cati contou com caminhada, missa especial, tarde da madrinha, jantar na chácara e outras ações. Inovadora, a balada da terceira idade fez parte da programação com a parceria da casa noturna Old Ranch, que abriu suas portas para uma festa diferente e pra lá de animada (com promessa de “repeteco” em 2020). Ainda na semana do idoso o grande concurso de miss e mister terceira idade foi um sucesso total com desfiles, fotos, prêmios do comércio local e muita diversão.

Patrícia da Glória, secretária municipal de Assistência Social, lembra que o grupo de dança do Cati é dedicado e fez várias participações em eventos externos, como a Semana da Pessoa com Deficiência na Apae, no Baile da Rainha da Feira Agropecuária local, na festa de aniversário do município, no Dia das Crianças da Prefeitura, inauguração do Centro de Especialidades Vilhenense, entre outros.

“Os idosos do Cati também organizaram seus próprios eventos, como a gigantesca Festa Junina que alegrou centenas de pessoas. Foram realizados dezenas de bailes dançantes e passeios nas chácaras da zona rural. Destaque para o Dia das Mães com evento comemorativo, o passeio dos idosos na Carreta Furacão por toda a cidade e as atividades ao ar livre nas praças com alunos da rede municipal de ensino. Foi um ano realmente repleto de boas ações. Parabenizo a coordenação da entidade”, elogia Patrícia.

Em conexão com a juventude, os idosos do Centro foram beneficiados em uma importante parceria com a Fimca e a Unesc para os integrantes do Cati estudarem Artes. Além disso, estudantes de Uberlândia, em Minas Gerais, realizaram pesquisas de geriatria com análise geral dos idosos do Cati. O grupo pesquisado foi acompanhado de perto por vários meses e  o trabalho atestou melhoras em todos os aspectos nos membros do Cati por causa das atividades desenvolvidas lá, desde a relação interpessoal até a coordenação motora.

Através da Unesc houve ainda uma importante ação de Saúde que disponibilizou médicos para avaliar idosos do Cati em exames gratuitos de densitometria óssea para diagnóstico de osteoporose com apoio do doutor Newton Pandolpho.

Para 2020 o Cati pretende ampliar ainda mais as atividades e atendimentos. Neste sentido já está garantida a contratação de nova professora para início de aulas de pintura e a realização dos eventos que foram sucesso em 2019.

“A Prefeitura agradece a todos que fazem parte desse espaço fantástico que está transformando a vida de tantos idosos em Vilhena e assegurando dignidade, saúde, diversão e alegria à melhor idade!”, finaliza o prefeito Eduardo Japonês.

Semcom

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA