Morador de Sorocaba (SP) morreu em decorrência de complicações da doença em 11 de janeiro. Agentes passarão por Itaporanga (SP) e Itapeva (SP) nos próximos dias.
Por Claudia Prates, TV TEM
No sábado (25), os agentes devem estar em Itaporanga para verificar as áreas onde o paciente esteve e fazer contato com a família dele. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem, de 52 anos, passou 15 dias na cidade visitando os sogros, que moram em um bairro da zona rural.
Nos dias 21 e 22 de dezembro, ele visitou os filhos em Itapeva. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, o homem não apresentou sintomas durante este período. No entanto, estão sendo feitas visitas técnicas nos locais por onde ele passou e acompanhamento da família em questão de higienização e outros cuidados.

Equipes de saúde vão refazer passos de vítima de febre hemorrágica, em Sorocaba (SP)
A medida vale também para os funcionários dos três hospitais por onde o homem passou nos municípios de Eldorado (SP), Pariquera-Açu (SP) e São Paulo. A origem da contaminação ainda não foi confirmada.
A vítima morava na Vila Carvalho, em Sorocaba (SP), e começou a apresentar os sintomas da doença no dia 30 de dezembro do ano passado. Ele acabou morrendo no dia 11 de janeiro, no Hospital das Clínicas na capital.
De acordo com a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Helena Sato, não há motivo para pânico, já que não existe na literatura médica nenhuma transmissão de humanos para humanos.
O Ministério da Saúde informou que mortes por febre hemorrágica causada pelo arenavírus não eram registradas no país havia mais de 20 anos. Segundo o órgão, não existe alerta específico para a população.

Agentes devem visitar Itapeva e Itaporanga após morte de paciente por febre hemorrágica
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região