Sepog promove oficinas de orientações sobre inclusão de programas e ações previstos no Plano Plurianual 2024-2027

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Sepog promove oficinas de orientações sobre inclusão de programas e ações previstos no Plano Plurianual 2024-2027

Ciclo de oficinas de orientações acontece até o próximo dia 29 com técnicos da administração pública

Porto Velho, RO - Para direcionar os técnicos das demais unidades da administração pública estadual, responsáveis pelo preenchimento das informações referentes aos programas e ações que serão executados pelo Governo do Estado, previstos no Plano Plurianual – PPA 2024-2027, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog realiza o ciclo de oficinas de orientações, até o próximo dia 29.

O PPA é um instrumento orçamentário que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. As informações são colocadas no Sistema de Planejamento Governamental – Siplag, ferramenta utilizada no planejamento orçamentário do Estado.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio explicou que, a ideia das oficinas é trabalhar uma fase mais prática da elaboração do PPA, onde os técnicos orçamentários das unidades estão aprendendo a construir um programa do zero, dentro de um ambiente de treinamento disponível no Siplag, utilizando para isso, os conceitos repassados durante o curso. “Estas orientações são fundamentais para um melhor entendimento da metodologia e processo de elaboração do PPA 2024-2027 para que cada unidade possa elaborar seu planejamento de médio prazo e transformar as diretrizes em ações efetivas que possibilitem o alcance dos objetivos pretendidos”, ressaltou.

As primeiras unidades a receberem as orientações para elaboração do PPA 2024-2027 foram aquelas responsáveis pelos programas voltados ao eixo de Modernização da Gestão Pública, e no decorrer da semana estarão envolvidas aquelas relacionadas aos eixos do Bem-Estar Social, Infraestrutura e Logística e Competitividade Sustentável.
 
Oficinas trabalham a fase mais prática da elaboração do PPA

O governador do Estado, Marcos Rocha explicou que, o planejamento envolve um conjunto de ações coordenadas, visando obter objetivos pré-definidos. “Para atingir os resultados esperados pelo Governo, é preciso planejar rigorosamente como os recursos públicos serão utilizados em benefício da população, por isso é um processo que envolve constante diálogo entre as equipes e uma série de ações por parte da pasta de Planejamento, até chegar ao resultado final do Plano de Governo”, enfatizou.

Tendo em vista o prazo para envio do Projeto de Lei, referente ao PPA 2024-2027, a Assembleia Legislativa é até o dia 30 de agosto, por isso a equipe da Coordenação de Planejamento Governamental – CPG da Sepog informou que, o Siplag estará disponível no início do mês de julho para que as unidades gestora façam a inserção das informações, que irão compor os programas e ações de Governo, de acordo com o Planejamento Estratégico do Estado.

Postar um comentário

0 Comentários