Edição propõe que alunos reflitam sobre as belezas naturais da região

Porto Velho, RO - Foi lançado nesta sexta-feira (1º), no Teatro Banzeiros, mais um concurso de poesia “Rondônia e suas belezas naturais”, destinado a alunos do 5º ano do ensino fundamental. Participam 23 escolas das zonas urbana e rural.

A realização é do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “O concurso busca exercitar a imaginação e retratar os sentimentos, o estado de espírito e o sentimento de pertencimento à Amazônia. É importante as crianças participarem, pois é uma iniciativa que valoriza a nossa região e também ensina os estudantes a tornar esse lugar uma inspiração”, comentou a titular da pasta municipal, Gláucia Negreiros.

Iniciado em 2019, com a aquisição da Poesia “Rondônia, Amazônia, Brasil” do artista Márcio Poeta, o concurso tem como objetivo desenvolver e propor um acolhimento a comunidade estudantil da rede municipal que compreendam as escolas das zonas rurais e urbanas do município de Porto Velho, apresentando a rica história regional, através da elaboração de poemas, tendo como temática “Rondônia e suas Belezas Naturais”.

Tendo em vista que o turismo está ligado às diversas experiências culturais e históricas de uma região, o projeto será realizado com vínculo aos componentes curriculares da língua portuguesa e valorização ao patrimônio geográfico, cultural e histórico da região.

O concurso premiará os estudantes vencedores, com um “city tour” pelos atrativos turísticos/históricos da capital. Os critérios e seleção das melhores produções serão decididas em conjunto pelos organizadores da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)