Porto Velho, RO - A partir desta terça-feira (21), a Prefeitura de Porto Velho inicia a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 no público com idade a partir de 40 anos, seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS).

A imunização de reforço é para aqueles que tomaram a última dose da vacina há pelo menos 120 dias (4 meses). A dose também é destinada a pessoas imunossuprimidas e aos profissionais da saúde. Os imunizantes são encontrados em todas as unidades de saúde da capital e também no Porto Velho Shopping.

Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça que todas as doses seguem à disposição da população: “Hoje no município ofertamos a primeira e segunda dose ao público a partir de cinco anos, a dose de reforço para aqueles com idade a partir de 12 anos e, agora, a segunda dose de reforço para a população a partir dos 40 anos, como preconiza o MS”.

Segundo a nota técnica do MS, dados brasileiros demonstraram a diminuição de efetividade das vacinas após alguns meses, o que reforça a necessidade da população seguir atualizando a imunização contra a covid-19.

Pessoas com 40 anos de idade ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única) seguido de um reforço ou dois, estão orientados a receber um segundo e terceiro reforço, independente do imunizante utilizado anteriormente. Deste modo, todas as pessoas com 40 anos ou mais terão igualados o quantitativo total de quatro doses de vacinas no seu esquema de vacinação.

Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer.

Fonte: Assessoria