A dedicação diária na manutenção do serviço público do Estado representa o comprometimento de cada um dos servidores públicos que neste domingo, 1º de Maio, são merecedores de homenagem do Governo de Rondônia pelo Dia do Trabalhador, assim como todos os profissionais trabalhadores dos setores público e privado, ou seja, nas diversas profissões que têm seu valor reconhecido.No Dia do Trabalhador, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas (Segep) informa que o Estado possui 47.623 servidores ativos e 10.412 inativos.

De Norte a Sul, de Leste a Oeste de Rondônia, este 1º de Maio faz lembrar nas repartições governamentais servidores que contribuem significativamente para o avanço no desenvolvimento do Estado com mais de 1,8 milhão de habitantes.

Neste Dia do Trabalhador, o governador do Estado, Marcos Rocha, destacou o comprometimento de cada servidor público do Estado, bem como todos os trabalhadores de modo geral que, com a união de esforços e dedicação têm contribuído para que o Estado e o país tenham o crescimento econômico. 

“Parabenizo os trabalhadores e trabalhadoras do nosso Estado neste dia especial que marca o 1º de Maio. Estamos avançando com o crescimento de Rondônia e o desempenho de cada trabalhador tem dado essa vitória. Seguiremos firmes e fortes para tornar Rondônia cada vez mais pujante para que possa atrair mais empresas que queiram se instalar e, consequentemente, reforçar a geração de mais empregos”, enfatizou o governador que também argumentou ser um dia que deve trazer a todos um momento de reflexão pela saúde de todos.

O superintendente Estadual de Gestão de Pessoas, Sílvio Luiz Rodrigues da Silva, reforça que a manifestação do Poder Público é de gratidão por tudo: pelo esforço, pelo empenho, pela competência de cada um.

GRATIDÃO

Contratada como agente administrativa, Rubenita de Almeida da Silva, que trabalha há 39 anos no serviço público é grata pela oportunidade de pertencer ao quadro estadual e se alegra ao lembrar de antigas comemorações. “Aprendi muito e sou grata hoje à equipe que trabalha comigo em ambiente harmonioso e fraterno, à minha equipe, seres humanos especiais”, disse.

Segundo Sílvio Rodrigues, a informática tem sido o pilar fundamental para mover a moderna administração pública. “Nós abandonamos o papel e já ingressamos no mundo digitalizado , e isso tem garantido essa agilidade, e com isso obtemos a melhor qualificação de servidores e de serviços”, assinala.

De uma forma geral, diz o superintendente, na medida em que a tecnologia vem aumentando na administração pública, os processos vêm sendo mais agilizados, e de uma forma geral, todos os instrumentos, sejam das secretarias, superintendências ou de órgãos menores, os servidores trabalham nesse clima de agilidade.

Menciona o Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas), a Escola de Governo, e a Controladoria Geral do Estado (CGE) como formadores dos novos servidores dos tempos digitais, o que acontece dentro dos diversos cursos promovidos por esses órgãos.

Ele também louva o mecanismo de trabalho interno de cada um deles, a exemplo dos cursos para auditores promovido pela Secretaria Estadual de Finanças (Sefin): “Eles evolem, melhorando os processos e criam novos sistemas que ajudam a qualificar cada vez mais as pessoas, sempre com tendência a crescer”.

Na visão do Governo, manifestada pelo gestor da Segep, Sílvio Rodrigues, a data inclui na mesma homenagem, servidores públicos, demais trabalhadores formais e informais de Rondônia, pois todos são contribuintes, movimentam a economia e se beneficiam de políticas pública.

Fonte: SECOM/RO