Porto Velho, RO - Vem aí, a 18° edição do Cineamazônia - Festival de Cinema Ambiental, que acontece entre os dias 22 a 31 de maio, de forma totalmente online e gratuita. Neste ano, a edição comemora 18 anos do festival, além dos 40 anos de Rondônia.

Considerado o mais antigo e maior festival de cinema ambiental da Amazônia, o Cineamazônia apresentará ao público a exibição de curtas, médias e longas metragens, acompanhadas de mesas de conversa, seminário e homenagem ao documentarista, jornalista e escritor Edilson Martins.

Confira a programação completa

22 de maio (domingo): Abertura do Cineamazônia 18 anos - Edição Comemorativa: Rondônia 40 anos;

23 de maio (segunda-feira): Mesa Redonda - Imagens do Tempo;

24 de maio (terça-feira): Mesa Redonda - Preservação de Acervos;

25 de maio (quarta-feira): Mesa Redonda - Fotografia da História - O legado de Danna Merril;

26 de maio (quinta-feira): Mesa Redonda - Rondônia Quilombola;

27 de maio (sexta-feira): Mesa Redonda - Imagens do Contato;

28 de maio (sábado): Mesa Redonda - O fazer cinematográfico dos filmes de ficção em Rondônia e na Amazônia;

29 de maio (domingo): Mesa Redonda - Adrian Cowell - 50 anos de acervo;

30 de maio (segunda-feira): Contrapartida Social - Seminário Virtual: Como utilizar o cinema em sala de aula;

31 de maio (terça-feira): Homenagem ao documentarista, jornalista e escritor Edilson Martins.

O Cineamazônia tem a tradição de convidar renomados artistas gráficos e artistas plásticos para elaboração do cartaz de cada edição. Já participaram o rondoniense Flávio Dutka, Arnaldo Cruz , J. Borges e Ziraldo. Para esta nova edição, quem empresta o seu talento é o artista plástico, cartunista e roteirista Allan Sieber.

Vivendo ainda sob efeitos da pandemia de COVID-19, a 18° edição do festival se mantém de forma totalmente online e cumpre sua missão de integração social, por entender que não há fronteiras entre as pessoas e o cinema.

Toda a programação acontecerá no site cineamazonia.com.br e poderá ser acompanhada através do canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/cineamazonia.

O Cineamazônia 18 anos - Edição Comemorativa: Rondônia 40 anos foi contemplado pela Lei Aldir Blanc através do Edital 32/2021/SEJUCEL/CODEC, 2ª Edição Pacaás Novos, Prêmio para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artístico-culturais, Eixo I - Festival Cultural, Categoria F – Audiovisual.

Fonte: Assessoria