Time brasileiro, um dos 29 classificados, está no pote 1; veja quais países vão jogar a Copa

Porto Velho, RO - A seleção brasileira conhece, nesta sexta-feira, o caminho inicial da busca pelo hexacampeonato da Copa do Mundo. O sorteio dos grupos do Mundial começa às 13h (de Brasília) e será realizado em Doha, no Qatar, sede da competição em novembro e dezembro.

O Brasil, que é líder do ranking mundial, está no pote 1 e vai saber quem são os três adversários dos outros três potes. Veja as regras e distribuição das bolinhas no gráfico abaixo:

Como será o sorteio da Copa 2022?

Onde assistir ao sorteio da Copa do Mundo?

O sorteio da Copa do Mundo terá transmissão ao vivo da TV Globo e do Sportv.
Quais países vão jogar a Copa do Mundo?

Com a classificação de Estados Unidos e Canadá, na última quarta-feira, 29 seleções já estão classificadas:

- América do Sul: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai

- Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Suíça, Portugal e Polônia

- América Central e do Norte: Canadá, Estados Unidos e México

- Ásia: Qatar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão

- África: Senegal, Gana, Marrocos, Camarões e Tunísia.
Quantas seleções na Copa 2022?

Desde 1998, a Copa do Mundo é disputada por 32 seleções. O sorteio ocorrerá nesta sexta-feira ainda com três vagas indefinidas. Elas sairão da repescagem entre Nova Zelândia x Costa Rica e Peru contra Austrália ou Emirados Árabes Unidos.

A outra vaga aberta é europeia. Escócia enfrenta a Ucrânia e, quem vencer, pega País de Gales valendo um lugar no Qatar.

Quem são os cabeças-de-chave?

Os cabeças de chave são definidos pelo último ranking de seleções publicado pela Fifa. O Brasil, que assumiu a liderança nesta quinta-feira, está no pote 1, ao lado de Qatar (anfitrião), Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. No pote 2, o destaque é a presença de Alemanha e Holanda.

Fonte: O Globo