Patrick de Paula, maior contratação da história do Botafogo, controla bola em treino do clubeVITOR SILVA/BOTAFOGO (08.04.2022)

Está começando a principal competição do futebol brasileiro. Neste domingo (10), às 16h, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo recebe o Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão 2022. De um lado, a equipe carioca vive fase leve no período de reconstrução, enquanto os paulistas enfrentam crises internas e externas na semana de estreia.

Eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, mas com campanha surpreendente, o Botafogo chega na Série A com moral de quem foi campeão da segunda divisão em 2021. Agora sob o comando do técnico português Luís Castro, o Glorioso conta também com novas caras no elenco após o investimento do novo dono do clube, o norte-americano John Textor.

Foram seis contratações nesta primeira janela de transferências: o zagueiro Philipe Sampaio, o lateral-direito Renzo Saravia, os meias Luís Oyama, Lucas Piazon e Patrick de Paula, além do atacante Victor Sá. Victor Cuesta, zagueiro do Internacional que chegará por empréstimo, ainda não foi anunciado pelo clube. O momento no Nilton Santos é de brilho no olhar e confiança em um novo trabalho de reestruturação do Alvinegro.

Já o Corinthians, visitante na primeira rodada, chega para o confronto vivendo cenário bem diferente. Após a queda na semifinal do Paulistão e a derrota para o Always Ready, por 2 a 0, pela estreia na fase de grupos da Libertadores, o tempo fechou em Itaquera e a crise se faz presente.

Isso porque a avaliação do trabalho do técnico português Vítor Pereira já é ruim. As atuações do badalado e experiente elenco do Corinthians neste início de temporada não convencem e as cobranças começaram. Cássio e Gil, líderes do grupo, relataram na última quinta-feira ameaças de morte nas redes sociais, o que pesou ainda mais o ambiente do Timão.

O Estádio Nilton Santos, de acordo com as parciais divulgadas pelo Botafogo, terá um dos maiores públicos da história da casa botafoguense nesta estreia de Brasileirão. A expectativa é de mais de 39 mil torcedores presentes neste domingo, às 16h.

FICHA TÉCNICA

Botafogo x Corinthians
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: domingo (10/4), às 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva Bruno Raphael Pires (ambos de Goiás)

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges (Saravia), Philipe Sampaio, Kanu e Hugo; Patrick de Paula, Luís Oyama, Chay e Lucas Piazon; Victor Sá e Erison. Técnico: Luís Castro.

CORINTHIANS: Cássio; João Victor, Gil e Raúl Gustavo; Du Queiroz, Paulinho, Giuliano, Renato Augusto, Willian e Adson; Róger Guedes. Técnico: Vitor Pereira.

Fonte: R7