Na manhã desta segunda-feira (11), a empresa Águas de Ariquemes, responsável pelos serviços de água e esgoto, entregou um novo reservatório de água tratada para cidade. A nova estrutura faz parte cronograma de obras da concessionária para aumentar a oferta de água, e seguir com a ampliação das redes de distribuição para universalizar o serviço no município ainda este ano, assim, antecipando a meta contratual prevista para 2025.

O novo reservatório foi construído no Jardim Jorge Teixeira, na região do Parque Tropical, na mesma área onde já estão localizados a Estação Elevatória de Água Tradada (EEAT), e os reservatórios apoiado e elevado. A tecnologia aplicada permitirá que os dois reservatórios operem em níveis distintos, o que otimiza a setorização da cidade, atualmente 97% da população tem acesso a rede de água tratada. 

Eduardo Lana, diretor-presidente da concessionária, explica que hoje às famílias ariquemenses já contam com o serviço de modo regular, tendo intermitências no abastecimento somente quando realizadas manutenções programadas ou emergenciais.

“Há 5 anos, muitos bairros sofriam com falta de água, algumas casas passavam até 03 dias sem água, logo que assumimos, começamos a mudar a realidade destas famílias, investimos na Estação de Tratamento de Água, no sistema de distribuição, e agora estamos entregando um novo reservatório que consolida esta mudança”, Lana conta ainda, “Nosso objetivo é tornar Ariquemes referência em saneamento com água e esgoto 100% tratados, nossa expectativa é universalizar o abastecimento em 2022, 03 anos antes do previsto, iniciativa que reforça nosso compromisso e respeito com as famílias desta cidade”, finalizou.

Euclides dos Santos, Secretário Executivo Regional de Ariquemes da Casa Civil, que participou representando o Governador do Estado de Rondônia, comenta que o saneamento precisa avançar no estado, que Ariquemes vem se destacando com as obras e investimentos no setor. “Outros municípios precisam ter este olhar voltado para água e esgoto tratados, isso é mais saúde e bem-estar para toda população”.

O vice-prefeito do município, Gabriel Amaral, que participou do evento de entrega da obra, pontuou as melhorias no sistema de água. “Sabemos dos grandes desafios da concessionária em promover o saneamento na cidade, estamos acompanhando de perto o empenho e avanço de cada projeto, e felizes com a expectativa positiva dos investimentos previstos para 2022”, disse.

“Investir em saneamento, é atuar na saúde preventiva, sabemos dos inúmeros benefícios que podem ser percebidos na saúde pública quando uma cidade possui os serviços completos, é mais desenvolvimento, empregabilidade, estamos aqui para fazer Ariquemes crescer”, disse Robson Cunha, diretor-executivo da Águas de Ariquemes.

Para este ano estão previstos ainda investimentos no sistema de esgotamento sanitário, como a retomada das implantações de redes coletoras e construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto.

A Águas de Ariquemes atua no município desde 2016. A concessionária faz parte do grupo Aegea Saneamento, que atua 154 cidades, distribuídas em 13 estados, atendendo mais 21 milhões de pessoas com os serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. Em Rondônia está presente nos municípios de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno.

Fonte: Assessoria