Dois dos principais institutos de meteorologia do país, o Climatempo e Inmet, emitiram alertas de fortes chuvas em várias capitais, entre elas Porto Velho, por causa de uma grande frente fria que chega ao estado ainda nesta quinta-feira (31). Outras regiões do estado também podem ser afetadas. Veja o alerta do Cilmatempo:

Uma grande e forte frente fria se deslocou rapidamente sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens muito carregadas que provocaram chuva volumosa e intensas rajadas de vento. O Instituto nacional de meteorologia registrou rajada de 89 km/h na quarta-feira sobre Cruz Alta (RS) e São Luiz Gonzaga (RS).

As nuvens carregadas da frente fria já atingiram São Paulo e o Mato Grosso do Sul e durante esta quinta-feira vão se formar sobre o Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

No decorrer desta quinta-feira, esta frente fria avança em direção ao Rio De Janeiro e ao Sul de MG.

Nuvens bastante carregadas também se formam sobre o Norte do Brasil e sobre grande parte da Região Nordeste por causa da umidade alta e do calor e da presença da Zona de Convergência Intertropical que está ativa na costa norte do Brasil.

Atenção para chegada do ar polar

Por causa da passagem desta frente fria, uma forte queda de temperatura ocorre nos próximos dias nos estados do Sul do Brasil, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, em parte de Mato Grosso, Acre e Rondônia por causa da entrada do ar frio de origem polar.

Fonte: Rondoniagora