As atividades de pilates, executadas por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), foram iniciadas, em fevereiro desse ano, na quadra Sérgio Siqueira de Carvalho, localizada no bairro Esperança da Comunidade, zona Leste da capital, com o objetivo de proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população.

O projeto Viva Bem atende a pessoas acima de 15 anos, que estejam aptas a praticar exercícios físicos. Os alunos fazem 60 minutos de pilates, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h da manhã.

A dona de casa Maria Inês, de 54 anos, moradora do bairro Teixeirão, começou as atividades este ano. Influenciada por algumas amigas, ela disse que procurou fazer as atividades oferecidas pela Prefeitura priorizando a perda de peso e também por recomendação médica.

A professora de reforço escolar, Marilene Correia de Souza, de 50 anos, moradora do bairro Escola de Polícia, revelou que em pouco tempo de pilates se sente mais disposta, menos sedentária e mais ativa nas atividades desenvolvidas em sua casa. “As aulas e orientações da nossa professora de educação física, Isa Dias, têm feito a diferença nas nossas vidas”, explica.

Maria das Graças Barbosa, de 64 anos, que antes das aulas de pilates tomava remédios para pressão alta, colesterol e para dormir, conta que os exercícios permitiram que os médicos suspendessem os remédios, além de ter registrado perda de peso. “Eu procuro não faltar às aulas, principalmente pelo incentivo que recebemos da Prefeitura que nos proporciona profissionais de educação física preparados para nos orientar”, acrescenta.

Segundo ela, nos outros dias da semana que não tem aulas de Pilates, os alongamentos são feitos em casa de maneira correta, conforme as orientações recebidas durante as aulas.


Fonte: Assessoria