Prática esportiva reflete na saúde e aprendizado dos alunos


PORTO VELHO, RO - O programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro, que teve suas atividades retomadas no último sábado (19) em Porto Velho, reuniu pais, alunos e comunidade em geral. A cerimônia contou com a presença do prefeito Hildon Chaves, da secretária de Esporte e Lazer (Semes), Ivonete Gomes, e autoridades. O evento foi realizado no Ginásio de Esporte Eduardo Lima e Silva, o Dudu.

Crianças e adolescentes, acompanhados dos seus professores, abrilhantaram a solenidade com um desfile das modalidades do programa e apresentações de ginástica rítmica. A programação ainda contou com os jogos de futsal (polo Dudu e polo Esperança) e de handebol pelas categorias Talentos e Másters.

O programa atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos. Na ginástica e no judô, crianças de 5 anos já podem participar.

Uma das mães presentes no lançamento do Talentos do Futuro foi Rita Farias dos Santos, moradora do bairro Lagoinha. Ela assegurou que o programa trouxe benefícios para sua família e para seu filho Lucas Farias dos Santos, de 14 anos, que está matriculado no programa há três anos e já soma vitórias na modalidade de judô. “Meu menino já participou de disputa da modalidade dentro do Estado e foi medalha de Ouro na cidade de Jaru”, relatou.

Eugênio e a filha Eliane, que integra a modalidade de natação

O atleta Lucas, que cursa o 9º ano na Escola Daniel Neri, falou com alegria da sua mudança de faixa dentro do judô. Ele era faixa cinza ponta azul e agora conquistou faixa azul com amarela, mas revelou que sonha grande e um dia quer ser faixa preta. “Gosto quando mudo de faixa para aprender novas técnicas”, destaca.

O professor José Eugênio da Silva elogiou o programa de iniciação esportiva. Ele é pai de Eliane Oliveira, de 17 anos, que integra o Talentos do Futuro na modalidade natação há cinco anos e sonha em disputar competições fora do Estado e ser uma grande campeã.

O professor Eugênio fez questão de falar sobre o desenvolvimento da sua filha tanto do lado físico, como da saúde, disciplina e nos estudos. “Tenho incentivado a participação dela em todas as competições e esse programa Talentos do Futuro trouxe um incentivo muito grande para o esporte na nossa cidade, hoje resgatando e transformando vidas, através do esporte e beneficiando muitas famílias”.

Estiveram presentes na cerimônia, Edilson Pacheco Pinheiro, secretário-adjunto da Semes, Vanderlei Silva, vereador por Porto Velho, e Ieda Chaves, primeira-dama do município.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)