Foto: Rodrigo Salomão

O nível do Rio Anta subiu bastante na última segunda-feira (21) e as enchentes atingiram aproximadamente 200 residências nos Bairros Jardim Tropical, Beira Rio, Centenário e Olímpico, em Rolim de Moura (RO).
A Defesa Civil informou que juntamente com as secretarias municipais e outros órgãos parceiros, irão dar a assistência às famílias atingidas pelas enchentes.

“As famílias atingidas pelos alagamentos ou chuvas intensas devem comunicar à Defesa Civil. Em caso de desalojados ou desabrigados para que possamos auxiliá-los. Disponibilizamos um local (abrigo) para a necessidade de atender famílias desabrigadas por conta das enchentes”, afirmou Raissa Bretas, coordenadora da Defesa Civil no município.

Raissa Bretas destacou que recentemente a defesa civil e diversos agentes voluntários,realizaram levantamento das famílias que residem nas proximidades do Rio Anta e lembra que no final de semana foi emitido o alerta amarelo com a possibilidade de chuvas fortes.

Alerta

Na segunda-feira, 21, pela manhã a Defesa Civil voltou a alertar para o risco de enchente que infelizmente se concretizou nesta tarde nas proximidades do Estádio Cassolão.

Em caso de urgência, os moradores devem acionar o 193 do Corpo de Bombeiros Militar e evitar ficar ou atravessar áreas alagadas. É importante destacar que a água de enxurradas são consideradas insalubre, e solicita que não deixem crianças brincar na mesma.

De acordo com a defesa civil, mesmo com o nível da água subindo e o corpo de bombeiros oferecendo ajuda, muitas famílias resistem em deixar as residências e se expondo a muitos riscos, inclusive de vida.

Raissa Bretas informou que no início da noite, o nível do rio começou a voltar a normalidade, mas o que preocupa é que há previsão de mais chuvas na região e quando chove nas cabeceiras o nível sobe rapidamente, portanto em caso de urgência o correto é acionar o 193.

As pessoas atingidas pelas enchentes que precisarem de assistência da defesa civil e de assistência social podem fazer contato pelo fone 3442-3100, ou se dirigir até a secretaria municipal de Assistência Social, para que sejam tomadas as providências de acordo com a necessidade de cada família.


Fonte:Prefeitura de Rolim de Moura