O deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) encaminhou requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), extensivo à Coordenadoria de Infraestrutura Aeroportuária e à Casa Civil, solicitando a prestação de informações quanto às providências visando a realização de obras estruturais, de limpeza e manutenção do aeroporto localizado no município de Costa Marques.

De acordo com o parlamentar, o aeroporto de Costa Marques, desde 2016, por meio de convênio técnico celebrado com o Governo Federal, passou a ser administrado pelo Governo de Rondônia. "Mas segundo relatos de lideranças locais, o que se constata é que gradativamente, com o passar dos anos, o aeroporto foi relegado ao abandono", ressalta Laerte.

O deputado acrescenta que, o aeroporto de Costa Marques não tem sua importância levada em consideração, uma vez que se encontra em local estratégico, de importante local de apoio, inclusive, para a segurança nacional e demais Forças de Segurança do Estado. "Infelizmente, o estágio de vulnerabilidade do Sistema de Proteção da Área Operacional do local é um fato", ressaltou o parlamentar.

Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC) adotou medida cautelar de restrição de operações. "Essa importante conquista para o povo da região de Costa Marques e municípios adjacentes, agora se transformou em um descaso que merece imediata reação por parte do poder público estadual", alertou o deputado.

Ao finalizar, Laerte Gomes cita que o DER, ao adotar as providências contidas no referido requerimento, passará a ter condições de reivindicar a revogação da portaria da ANAC que criou restrições de operações, significando na prática o encerramento temporário das atividades de aviões naquele local.

Fonte: Assessoria