Chefe do Executivo brasileiro cumpre agenda de três dias e se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta (16)

PORTO VELHO, RO - Após viagem de mais de 15 horas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, na manhã desta terça-feira (15), em Moscou, na Rússia, para agenda pública. O mandatário foi recebido por autoridades russas ao som do hino brasileiro.

A visita de três dias do mandatário, em meio a tensões diplomáticas devido a um iminente ataque da tropa russa à Ucrânia, tem como objetivo discutir temas como energia, defesa, agronegócio, comércio e investimentos.

O principal evento no programa será o encontro entre Bolsonaro e Putin, previsto para esta quarta-feira (16). A agenda também inclui visita e oferenda de flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido, reunião com o presidente da Câmara Baixa do Parlamento e ainda com empresários russos.

Veja o vídeo:


A viagem de Bolsonaro é uma oportunidade para impulsionar objetivos estratégicos do Brasil na relação bilateral com a Rússia, como a ampliação e diversificação das trocas comerciais e fluxo de investimentos e cooperação em áreas como ciência, tecnologia, energia e defesa, segundo o Itamaraty.

O Kremlin, sede do governo russo, confirmou o início da retirada de parte de suas tropas na fronteira com a Ucrânia, ressaltando que é algo "normal" e denunciando, mais uma vez, a "histeria" ocidental diante de uma suposta invasão no país vizinho.

Dmitri Peskov, porta-voz da Presidência russa, indicou que, no futuro, Moscou organizará "mais exercícios em toda a Rússia" e reivindicou o direito do país de realizar manobras em seu território.

Enquanto os países ocidentais afirmam que a Rússia prepara uma invasão na Ucrânia, Peskov denunciou uma "campanha absolutamente inédita destinada a provocar tensões". Segundo o porta-voz, "esse tipo de histeria não tem base".

Confira, abaixo, a agenda de Bolsonaro na Rússia:
- 14 e 15 de fevereiro
Partida da Base Aérea de Brasília com horário previsto para 18h do dia 14. Chegada ao Aeroporto de Vnukovo (Moscou) prevista para 9h30 (horário de Brasília) do dia 15;

- 16 de fevereiro
9h - Cerimônia de Aposição Floral no Túmulo do Soldado Desconhecido;
13h - Encontro com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin;
13h30 - Almoço em homenagem ao Presidente da República oferecido pelo Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin;
14h40 - Declaração à Imprensa;
16h30 - Encontro com o Presidente da Duma do Estado, Deputado Vyacheslav Volodin;
17h45 - Encontro Empresarial Brasil-Rússia

- 17 de fevereiro
08h30 - Previsão de decolagem para Budapeste, Hungria

Fonte: R7