Projeto “Enxergar” vai contemplar os municípios da região do Vale do Jamari

Porto Velho, RO - Nesta quinta-feira (9) acontece no município de Ariquemes, a 7ª edição do projeto “Enxergar” promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de reduzir a fila de espera em todo Estado. A previsão é que 1.100 cirurgias, entre cataratas e pterígios (carne crescida), sejam realizadas.

Desenvolvido pelo Governo de Rondônia, o projeto “Enxergar” chega a ação em Ariquemes, com ações que contemplam os municípios da região do Vale do Jamari: Cujubim; Alto Paraíso; Monte Negro; Campo Novo; Buritis; Cacaulândia; Machadinho do Oeste e Rio Crespo.

Para realizar o procedimento, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima, onde vai receber o encaminhamento e então entrará na fila de regulação para realizar a consulta e exame oftalmológico. Caso o paciente já esteja na fila, será preciso atualizar a folha cadastral, para que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso.

“O governador Marcos Rocha, pediu para zerarmos a fila de pessoas que esperam pela cirurgia de catarata e pterígio em Rondônia, e é isso que queremos fazer. É o Estado levando saúde para nossa gente, especialmente municípios distantes para que não haja a necessidade dos pacientes se deslocarem de suas cidades”, destaca o secretário da Saúde, Fernando Máximo.