BOM DIA 9 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia da Criança Especial. Dia do Alcoólico Recuperado. Dia do Fonoaudiólogo. Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio. Dia Internacional de Luta contra a Corrupção.

Católicos lembram S. João Diogo Cuauhtlatoatzin, índio mexicano que viu Nossa Senhora de Guadalupe. Santa Leocádia, São Siro, São Pedro Fourier.

RONDÔNIA

1984 – Eleitos os primeiros prefeitos de Rolim de Moura (Valdir Raupp) e Cerejeiras (Adelino Neiva). Só dois municípios continuam com prefeitos nomeados, Guajará-Mirim e Porto Velho.

BRASIL

1873- Nasce Plácido de Castro, líder da revolução acreana de 1903.

Em 1915 – Nasce o compositor Francisco da Silva Júnior, o Paquito, autor de grandes marchas de carnaval, “Daqui não saio daqui ninguém me tira”, “As Águas vão Rolar” etc.

1965- Tiradentes é declarado patrono da nação brasileira.

1977 – Morre Clarice Lispector (1920-1977) grande nome da literatura brasileira do Século XX.

1988- Após 22 horas acaba a 1ª operação de transplante de fígado com doador vivo no Brasil.

2007- Terremoto de 4,9 graus (escala Richter) em Minas Gerais; na comunidade de Caraíbas, deixando um morto.

MUNDO

1531 — Nossa Senhora de Guadalupe aparece pela 1ª vez ao índio Juan Diego em Tepeyac, na Cidade do México.

1946 — Começa o "julgamento dos médicos", nazistas responsáveis por experimentos humanos e assassinatos em massa na II Guerra Mundial.

1979 — A varíola torna-se a primeira das doenças consideradas erradicadas no mundo.

FOTO DO DIA

Busto do ex-presidente João Figueiredo na entrada do Palácio Presidente Vargas, atual sede do museu estadual de Rondônia, em Porto Velho. Figueiredo deu linhas finais às demandas da população do então Território Federal para a criação do Estado, o que já provocava manifestações desde a década de 1960, quando foi criado o Movimento Pró-Rondônia Estado logo após o governador Paulo Leal conseguir do presidente JK a abertura da rodovia Cuiabá/Porto Velho, e ganhou mais força com a chegada de milhares de famílias de migrantes, processo que se acelerou no governo Humberto Guedes (1975/79) e foi concluído com o governador Jorge Teixeira.

Figueiredo, assinou a lei criando o Estado, também deu uma boa estrutura para o a “Nova Estrela no Azul da União”, instalou a Universidade Federal, implantou a primeira hidrelétrica (Samuel) e mandou asfaltar a rodovia BR-364.

Por - Lucio Albuquerque