AVANÇO - Proluz alcança 90% das comunidades rurais de Porto Velho com serviço de iluminação pública

Prefeitura busca alcançar todas as comunidade rurais


Porto Velho, RO - Nove em cada dez comunidades rurais de Porto Velho já contam com o serviço de iluminação pública. A marca chega após a expansão do Programa de Iluminação Pública Rural (Proluz), da Prefeitura.


Ao todo, o município passou de 103 para 127 comunidades rurais atendidas. O trabalho, executado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), consiste na ampliação e manutenção da rede de iluminação e espaços públicos.


As ações começaram em 2018 e, até o momento, já resultaram em mais de cinco mil pontos instalados no município. Os trabalhos ocorrem mediante a solicitação da comunidade que aciona diretamente a Emdur. A Prefeitura então realiza a vistoria técnica no local, estuda a viabilidade e agenda a execução do serviço.


Segundo o chefe da Seção de Projetos e Expansão Pública da Emdur, Weverton Kelvin Damacena, o objetivo é levar qualidade de vida aos moradores das comunidades rurais.


“O retorno das comunidades tem sido muito positivo. É uma mudança de cenário que proporciona mais segurança, comodidade e uma série de benefícios à população. Porto Velho é uma das únicas capitais que faz esse tipo de serviço na zona rural”, afirma.


Em média, a equipe técnica da Emdur conta com até dez servidores atuantes, durante a execução de um serviço. Nos próximos dois meses a previsão é atender mais 11 comunidades rurais com as ações de manutenção dos pontos de iluminação.


A estimativa é alcançar 100% das comunidades rurais até o primeiro semestre de 2022.


Para o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, os novos pontos de iluminação refletem positivamente no modo de vida dos moradores e na geração de renda das comunidades.


“A Secretaria Municipal de Agricultura entra com o patrulhamento das vias e a Emdur completa com a iluminação. Dessa forma, os pequenos produtores terão melhores condições para produzir e escoar essa produção”, afirma Beltrame.


As comunidades rurais contempladas podem ser consultadas aqui.

Postar um comentário

0 Comentários