Balanço de ação em saúde no Cristal da Calama e Nacional é divulgado




A Prefeitura de Porto Velho levou uma série de ações em saúde, inclusive de vacinação contra a covid-19, aos moradores do residencial Cristal da Calama, na zona Leste, no último fim de semana. A ação do dia 4 de setembro ofertou consultas médicas, testes rápidos, atendimento e encaminhamento odontológico, entre outros serviços.

De acordo com o balanço apresentado, foram aplicadas a primeira e segunda dose de vacina Contra a covid-19 (1.039), consultas médicas (101), testes rápidos para a detecção de HIV/Sífilis/Hepatite B e C (256), teste de glicemia (55), teste de Covid-19 (10), dispensação de hipoclorito (2.500 VD), saúde bucal (100 escovas), preservativos masculinos e femininos (200) e dezenas de cortes de cabelo.

Os trabalhos foram mobilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), sob a coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB). Para Itamires Laiz Coimbra da Silva, as ações extra-muro são necessárias pela maior disponibilidade da população em horários estendidos ou aos fins de semana.


“Promovemos esse tipo de ações para que as pessoas possam ter mais oportunidades, principalmente, quando levamos a vacinação contra a covid-19 fora do seu horário de trabalho, por exemplo”, disse a assessora técnica do DAB.

RONALDO ARAGÃO

Já no dia 28 do último mês, as ações de vacinação ocorreram na região que compreende a Unidade de Saúde da Família (USF) Ronaldo Aragão, no bairro Nacional.

Na ocasião, foram aplicadas a primeira dose com o imunizante da Pfizer em 1.110 pessoas e a segunda dose com os imunizantes AstraZeneca (150) e CoronaVac (32), ou seja, em 182 pessoas. Ao todo, 1.292 doses foram aplicadas.

Já a aplicação da vacina contra o vírus Influenza, a gripe, ocorreu em 30 pessoas.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários