Governo de Rondônia compra 6 mil amostras de PCR para realização de exames da Covid-19 no Lacen

Porto Velho, RO – O governo do Estado entregou nesta quarta-feira (15) mais um lote de kits do tipo RT-PCR, que possibilita a realização de seis mil exames do tipo biologia molecular para Covid-19 ao Laboratório Cental de Saúde Pública. (Lacen).

“Normalmente esse tipo de exame é enviado pelo Ministério da Saúde, mas o Governo de Rondônia fez a aquisição dos insumos e dará celeridade ao diagnóstico de coronavírus no Estado, ampliando a capacidade de execução e, consequentemente, diminuindo o tempo de espera pelos resultados”, explica o secretário estadual de Saúde (Sesau), Fernando Máximo.

O valor da compra é de R$ 148.801,27 (cento e quarenta e oito mil oitocentos e um reais e vinte e sete centavos).

Desde o primeiro caso de Covid-19, o Lacen trabalha para emitir em tempo hábil os laudos dos casos suspeitos da patologia e tem liberado os resultados em até 48 horas (em alguns casos 24 horas). A capacidade do laboratório é de 800 exames diários para Covid-19, porém, as amostras diárias que chegam ao laboratório não alcança este número.

A coleta é feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de todos os 52 municípios de Rondônia, pelas Equipes das Secretarias Municipais de Saúde, e depois são enviadas ao Lacen para realização do exame. Em média, chegam ao Lacen, por dia, cerca de 80 amostras que logo são analisadas pela equipe que faz parte desta força tarefa para divulgação dos resultados.

REFORÇO

Segundo a diretora do Lacen, Cicilea Corrêa, essa compra é muito importante por garantir o abastecimento e agilizar o trabalho. “Estamos aguardando a produção das empresas que estão com poucas amostras para venda, porém contamos ainda com as entregas do Ministério da Saúde. Nos reorganizamos para ofertar o melhor serviço. E contamos ainda com o reforço de mais profissionais tanto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), quanto do Centro de Pesquisas Médicas (Cepem)”, concluiu a diretora.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA