O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza no dia 15 de abril às 10h o “1° Encontro de fortalecimento do regime de colaboração entre as redes estaduais e municipais rondonienses para a implementação de estratégias das”Buscas Ativas Escolares”. O evento será realizado em formato on-line, com transmissão no Canal da Mediação Tecnológica.

O acontecimento tem como finalidade contribuir com os municípios do Estado na construção das etapas seguintes à readesão formal da Busca Ativa Escolar e consiste neste momento na iniciativa da criação do Comitê Municipal Gestor e na elaboração do Plano de Ação.

O evento on-line tem como público-alvo: prefeitos, secretários municipais de educação, de saúde e de assistência social; técnicos designados que vão executar a estratégia (gestores políticos, coordenadores operacionais, supervisores institucionais, técnicos verificadores e agentes comunitários), coordenadores regionais de educação, integrantes e técnicos do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE) e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE).

O Governo de Rondônia desde de 2020 aderiu à estratégia Busca Ativa Escolar desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o MPE, TCE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o tema: “Fora da escola não pode!”.

De acordo com o coordenador estadual do Busca Ativa, Kary Jean Falcão, o movimento, além de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios em torno de um tema de extrema relevância e iminente agravamento no atual cenário de pandemia, tem como objetivo combater a exclusão escolar e auxiliar as escolas com aqueles estudantes em risco de abandono cujas causas são diversas, por isso mesmo, exigem uma atuação inovadora e articulada das gestões públicas estadual e municipal, que envolva, especialmente, as pastas da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui