Servidores públicos da área de tecnologia são capacitados para garantir segurança nos sistemas de Rondônia

Servidores públicos da área de tecnologia são capacitados para garantir segurança nos sistemas de Rondônia

Porto Velho, RO – Técnicos e analistas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), órgão que trabalha diretamente com avanços tecnológicos no Governo de Rondônia, passam por capacitação sobre análise de vulnerabilidade. Com realização nesta terça-feira (14), por videoconferência, o curso contou com cerca de 50 servidores públicos participando.

A capacitação começou por volta de 11h, com término às 12h30. Os servidores conheceram características e ferramentas que auxiliam a segurança da informação. A EpR tem mantido quadro de cursos voltados diretamente para a área tecnológica. No começo do ano, a superintendência realizou encontros com diversas secretarias e órgãos para falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entraria em vigor em agosto.

O superintendente da EpR, coronel Delner Freire, disse que “o crescimento de sistemas informatizados no Governo de Rondônia e o uso contínuo de internet faz com que ações como essas, para consolidar a segurança da informação, sejam realizadas”.

Os servidores públicos puderam conhecer a diferença entre vulnerabilidade, ameaça e risco, conceituar incidente de segurança, explicar fluxos de vulnerabilidades e também tiveram conhecimentos das ferramentas utilizadas na análise feita na EpR. A capacitação foi realizada pelo analista em Tecnologia da Informação e Comunicação da gerência de infraestrutura da EpR, Tiago Lopes de Aguiar, que também é bacharel em Direito, Tecnólogo em Redes de Computadores, especialista em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Direito Digital, e advogado atuante na área de Direito Digital e Compliance.

De acordo com o gerente de infraestrutura da EpR, Gabriel Carrijo, “as palestras fazem parte de um programa de capacitação e conhecimento. São ações que visam o aperfeiçoamento da equipe”. Segundo o gerente é esperado parcerias com outros órgãos do governo, para trazer ações como esta.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA