Fiscais da Prefeitura de Porto Velho realizaram sexta-feira(12), uma operação no Espaço Alternativo, região norte da cidade. Eles conferiram e orientaram vendedores ambulantes e a população, sobre o cumprimento de medidas preventivas contra a pandemia da Covid-19, conforme estabelecido por decreto estadual e portaria municipal.

Os fiscais, funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), informaram os pequenos comerciantes sobre a importância de cumprir fielmente a Portaria Municipal nº 0014/GAB/SEMUSB, de 11 de março de 2021, além do Decreto Estadual nº 25.859, de 6 de marços de 2021.

O dispositivo estabelece as diretrizes para o funcionamento do comércio ambulante em decorrência da vigência do sistema de distanciamento social controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia, causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Valdemar Severino Ribeiro trabalha no Espaço Alternativo há oito anosValdemar Severino Ribeiro trabalha no Espaço Alternativo há oito anos

Conforme a portaria, o comércio ambulante deve funcionar entre às 6h até e 21h, de segunda a sexta-feira, sendo proibidas as atividades nos feriados entre 21h e 6h e aos fins de semana, das 21h de sexta-feira, até às 6h de segunda-feira.

“O nosso trabalho é evitar aglomeração de pessoas nos espaços públicos para reduzir o número de contaminações pela Covid-19. Orientamos os ambulantes sobre as atividades, conforme estabelece o decreto estadual e a portaria municipal”, explicou o gerente de Fiscalização da Semusb, Igor de Melo.

Valdemar Severino Ribeiro, de 41 anos, trabalha no Espaço Alternativo há oito anos, de segunda a sexta-feira. É da renda do aluguel de bicicletas que sustenta a família. Ele diz que muitas pessoas não se protegem como deveriam. “Só Deus mesmo e a vacina para a situação ser normalizada. As pessoas têm que se conscientizar também. De 10 que passam por aqui, só duas usam máscara”, revelou.

Os agentes de fiscalização percorreram toda a extensão do Espaço Alternativo para dar orientações. Além do Espaço Alternativo, outros espaços públicos também estão sendo verificados.

Texto: Carlos Sabino
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui