Semed faz parcerias para formação de professoras da rede municipal

No último dia 14 de janeiro, a secretária municipal de Educação, professora Glaucia Negreiros, se reuniu com o professor Ivan Siqueira (USP), professoras Rosangela Hilário (DED/Unir) e Melba Guimarães (Semed) para estabelecimento de parcerias para contribuir para a formação de professores e professoras do município de Porto Velho.

Em reunião, por meio de Google meeting, foram acordadas as bases de um projeto inovador e pioneiro no Brasil: formação continuada de profissionais para o ensino de língua estrangeira moderna (inglês) já na primeira fase da educação básica.

O projeto será uma parceria entre a Semed, USP e Embaixada dos Estados Unidos e está em processo de ajustes, como parte do plano de gestão da secretária Gláucia para melhorar a qualidade da educação em Porto Velho e melhorar os índices e acolhimento e formação continuada de professores, principalmente nestes tempos que se seguirão na retomada das rotinas nas escolas municipais pós isolamento social da covid 19.

Gláucia foi informada que a escola Estela de Araújo Compasso receberá um projeto de leitura e escrita, com a produção de um livro pelas crianças da unidade escolar, por meio de um trabalho que será desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.

O trabalho intitulado “Viajando no Banzeiro do Madeira: Narrativas Beradeiras” , será custeado com aporte financeiro da Lei Aldir Blanc.

Por fim, ficou acordado a realização de um Curso de Especialização em Alfabetização, com duração de 12 meses, parceria entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ Universidade São Paulo e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e UNIR para professores que estejam atuando na sala de aula da rede municipal de educação.

O projeto abrangerá os desafios, avanços e horizontes da formação de alfabetizadoras para a urgência e emergência que são exigidos no atual cenário. A alfabetização em língua materna é pressuposto básico para que todas as outras possam acontecer “plenamente”, tal e qual está preposto nos documentos oficiais.

Ao consolidar tais parcerias, a secretária atende pedido do Prefeito Hildon Chaves de fazer da educação de Porto Velho referência para outros espaços da região e, mesmo, para o Brasil.

Superintendência Municipal de Comunicação – SMC

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA