Propostas foram apresentadas, terça-feira (13), durante o ciclo de reuniões virtuais, organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPV), para debater mecanismos capazes de preparar o setor produtivo para a fase posterior à pandemia de Covid-19.

 

Uma economia forte será necessária quando a transmissão da Covid-19 estiver controlada. E para isto, conforme avaliação do prefeito Hildon Chaves, é fundamental que a classe empresarial seja ouvida.

 

Os lojistas elogiaram o diálogo promovido pela Prefeitura de Porto Velho e manifestaram que pretendem continuar contribuindo com a gestão municipal.

 

O diretor técnico da ADPVH, Guilherme Gonzales e o diretor jurídico, Luís Fernando Coutinho, ouviram as explanações dos representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep) e outras lideranças do segmento em Porto Velho.

 

“O diálogo com os setores produtivos permite, entre outras coisas, que a Prefeitura contribua com ações para melhorar o ambiente de negócios, o que pode colaborar com o fortalecimento da economia local após a pandemia. A percepção do empresário é valiosa para nós.”, disse Gonzales às lideranças.

 

DEMANDAS

Encontro acontece de forma virtual com cada segmento da economiaEncontro acontece de forma virtual com cada segmento da economia

 

José Soares de Souza, um dos diretores da CDL, defendeu a redução da carga tributária do ICMS destacando que, juntamente com o custo do frete, resultam em valores que encarecem os produtos e impactam negativamente o setor.

 

 

“Precisamos simplificar os processos para emissão de alvarás de funcionamento de novas empresas”, afirmou a empresária Lucinara Antello, revelando que pretende abrir um restaurante.

 

 

NEGÓCIOS

Representantes da Associação Comercial e de setores ligados à prestação de serviços disseram que, com as vendas em baixa, é necessário garantir margem de lucro razoável para a sustentabilidade dos empreendimentos.

 

Outra proposta dos empresários é que o setor público compre mais no comércio local para incentivar e valorizar quem acredita no potencial da região. Mais orientações sobre como participar dos processos de licitação foi outro pedido apresentado na reunião.

 

Gonzales imediatamente disponibilizou aos participantes da reunião on-line um link da página do Sebrae, onde os empresários podem obter mais informações sobre processos licitatórios, entre outros assuntos.

 

 

PARTICIPAÇÃO

Lojistas enalteceram a iniciativa da prefeitura de Porto VelhoLojistas enalteceram a iniciativa da prefeitura de Porto Velho

Ao final da reunião, os lojistas enalteceram a iniciativa do prefeito Hildon Chaves em abrir espaço para o diálogo por meio da ADPVH.

 

Luís Fernando Coutinho ressaltou que, respeitando os princípios da ética e da legalidade, a gestão do prefeito Hildon Chaves fará o que estiver ao seu alcance para implementar políticas inovadoras para fortalecer o setor produtivo e aquecer a economia local.

 

Por sua vez, Luís Fernando se comprometeu em buscar os mecanismos jurídicos que possibilitem atender as sugestões que estiverem de acordo com a legislação ou mesmo a possibilidade de mudanças ou criação de novas leis que ajudem a fomentar o setor econômico de Porto Velho.

 

 

ENCONTROS

A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho já realizou encontros virtuais para ouvir os setores de panificação, construção civil, educação, turismo e hotelaria, bares e restaurantes.

 

Na próxima quinta-feira (15), a Prefeitura vai ouvir representantes do setor de vestuário. As inscrições para a reunião remota podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/encontro-setorial- vestuario__1173006?qrcode=true

 

O link para acesso à sala de videoconferência na próxima quinta-feira é: https://msteams.link/T07M

 

Texto: Augusto Soares
Fotos: Wesley Pontes

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui