CORONAFEST pode ter transmitido Coronavírus para 40 pessoas em Porto Velho; Deputado pede inquérito

CORONAFEST pode ter transmitido Coronavírus para 40 pessoas em Porto Velho; Deputado pede inquérito

Porto Velho, RO – Governo vai endurecer ainda mais as regras de isolamento social por conta das ´festinhas particulares´
As autoridades sanitárias do Estado estão muito preocupadas com as aglomerações e a onda de ´festinhas particulares´ que estão ocorrendo em Porto Velho nos últimos dias e que podem estar sendo fatores decisivos para o aumento da proliferação do Coronavírus na cidade.

O alerta foi dado hoje pelo secretário Fernando Máximo e por agentes do Estado, que compõe o chamado Gabinete de Gerenciamento de Crise, criado pelo Governo de Rondônia para o enfrentamento do Covid – 19 durante uma entrevista coletiva à imprensa da capital nesta terça-feira 14.04.

CORONAFEST
O exemplo claro da quebra insensata do isolamento social foi o Coronafest, uma festa ocorrida em um conhecido hotel fazenda da BR-364, no dia 4 de abril, com a presença de algumas autoridades, e que pode ter levado à contaminação de 40 pessoas. Sete pessoas que estavam no Coronafest foram confirmadas para o Coronavírus, outras 17 que também estavam na festa estão com sintomas do vírus e outras 16 que tiveram contato com os infectados também estão sob observação.

O lançamento do boletim diário de divulgação de Porto Velho (onde se concentra quase 90% dos casos) deixou de ser divulgado ontem porque as autoridades municipais estavam investigando a denúncia do Coronafest e mapeando todas as pessoas que se contaminaram por participação direta e não-direta no evento. A secretária-adjunta de saúde municipal, Marilene Penati, confirmou que o vereador Maurício Carvalho não faz parte dos contaminados que participaram da festa.

Segundo o secretário Fernando Máximo, a Coronafest não foi a única festa que está sendo investigada por quebra do isolamento social e desobediência ao Decreto de Calamidade. A Polícia Civil já tem dados sobre os locais e alguns ´suspeitos´ e irá investiga-los.

Todos os investigados terão que se apresentar para as autoridades de saúde para realizar seus exames e, isolados, caso seja constatada a contaminação.

DECRETO
O Governo do Estado deverá editar um novo Decreto de Calamidade ainda esta semana e vai endurecer as regras de isolamento social. Fernando Máximo não adiantou que tipo de endurecimento será aplicado, mas ressaltou que alguns locais como o Espaço Alternativo poderá ser fechado pelas autoridades.

A equipe deixou claro que o servidor público que for flagrado quebrando as regras de isolamento serão penalizados, pois foram liberados para ficar em casa e não ´festar´.

As ações de endurecimento já começaram antes mesmo do anúncio das autoridades. Por ordem da Vigilância Sanitária, a agência central da Caixa Ecômica foi fechada por volta das 10 horas desta quarta-feira em virtude da fila quilométrica que se formou de pessoas carentes que foram à instituição sacar seu auxílio emergencial.

INQUÉRITO POLICIAL
O deputado federal Jair Montes (AVANTE) na manhã desta terça-feira entregou ofício em mãos pedindo a abertura de inquérito policial para apuras as responsabilidades dos organizadores da festa apelidade de Coronavírus. Segundo apurou a reportagem do jornal O OBSERVADOR a festa foi realizada no dia 04 de abril, para acompanhar a Live da dupla Jorge & Mateus.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA