PIS/PASEP 2020: abono salarial começa a ser pago nesta terça-feira, 14

Os trabalhadores que se encaixam nos requisitos e podem receber o abono salarial, precisam ficar atentos pois o calendário PIS/PASEP vai se iniciar na próxima semana. O benefício é correspondente ao cronograma que iniciou em 2019.

O abono salarial PIS/PASEP é pago aos funcionários de empresas privadas e funcionários públicos, respectivamente. O benefício é depositado para os trabalhadores de baixa renda, ele é considerado um 14º salário.

Têm direito a receber o benefício no calendário PIS/PASEP 2019-2020, os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2018.

Além disso, o ganho deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês durante o período de atuação.

O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro.

O valor a ser recebido é proporcional ao período em que ele trabalhou registrado durante o ano. Caso o beneficiado tiver trabalhado por 12 meses,ou seja, um ano, ele terá direito de receber um salário mínimo.

Quem tem direito ao saque do abono salarial

Tem direito ao saque do abono salarial do PIS/PASEP, os trabalhadores que se encaixam nos seguintes requisitos:

Exerceu profissão com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018;
Trabalhador que ganhou, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês;
Quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
A empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente no sistema do governo.

Consulta PIS/PASEP

Para saber se tem direito ao abono salarial, será necessário fazer a consulta das seguintes maneiras:

PIS (trabalhador de empresa privada):

– no Aplicativo Caixa Trabalhador;
– no site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento”;
– ou pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Pasep (servidor público):

– pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
– ou 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos);

Calendário PIS/PASEP

O  PIS, é o programa integração social, pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores.

No dia 16 de janeiro, os beneficiários que nasceram entre os meses de janeiro a junho poderão sacar o seu dinheiro. O benefício é pago pela Caixa Econômica Federal.

Veja as datas para realizar o saque do abono para PIS:

O PASEP, é o programa de formação do patrimônio do servidor público, pago aos funcionários públicos. Para a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição.

A partir de 16 de janeiro, aqueles que têm o número de inscrição de 5 a 9 terão o dinheiro disponível para a realização de saque.

Confira o calendário para o saque do abono para PASEP:

Ambos os calendários irão seguir até março, mas fique tranquilo, pois o prazo para receber a quantia é de até 30 de junho deste ano. Caso o trabalhador não faça a retirada ele perde o benefício, já que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O que é PIS/PASEP

Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS) . O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do Abono Salarial – PIS será efetuado pela Caixa Econômica Federal e Abono Salarial – PASEP pelo Banco do Brasil.

Para o pagamento do Abono Salarial – PIS é considerado o mês de nascimento do trabalhador e para o pagamento do Abono Salarial – PASEP é considerado o dígito final do número de inscrição do PASEP.

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA