Profissionais da saúde recebem treinamento sobre utilização e descarte correto de EPIs

Profissionais da saúde recebem treinamento sobre utilização e descarte correto de EPIs

Porto Velho, RO Cerca de 25 profissionais da saúde que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Piana, no bairro Areal, receberam, na noite da última terça-feira (5), orientações sobre a forma correta na utilização e descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

A capacitação é parte das ações de saúde do trabalhador desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Com o tema ‘Cuidar de quem Cuida’, os profissionais receberam orientações sobre a colocação e retirada de EPI como avental, máscara cirúrgica, óculos de proteção ou protetor facial, gorro ou toca, e luvas.

O treinamento aconteceu na quadra da Escola Municipal Padre Chiquinho e obedeceu as regras de distanciamento obrigatórias. A iniciativa foi da USF Osvaldo Piana, através do Departamento de Atenção Básica (DAB), que percebeu a necessidade de instruir os servidores para a preservação da saúde de todos.

Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção em Acidentes no Trabalho (Cipa), Valdir Alves, o manuseio correto dos equipamentos é um ponto sensível na transmissão do coronavírus. “Percebemos que a retirada de EPIs é a uma etapa crítica para contágio. Por isso estamos orientado nossos profissionais da saúde a seguirem o protocolo corretamente e assim evitar o adoecimento”.

Além das demonstrações de como colocar e retirar EPIs, um médico também levou orientações sobre os sinais, sintomas e tratamento da Covid-19. “É um tema importante que deve ser levado para todos os servidores da unidade de saúde do município. A prevenção é sempre a melhor maneira para se evitar as contaminações”, finaliza Valdir Alves

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA