A estrada coletora, conhecida como Linhão, tem 40 quilômetros de extensão e vai do distrito de União Bandeirantes até Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré. Importante para a economia do município, em razão da alta produtividade da região, a via passou por obras de recuperação. Os serviços fazem parte do programa de apoio aos distritos da capital, executado pela Prefeitura de Porto Velho.

 

Além das centenas de produtores instalados às margens do Linhão, há centenas de quilômetros de vias paralelas, que são os ramais, onde se concentra pelo menos 70 por cento da população rural de União Bandeirantes.

 

“Estamos falando de uma macrorregião extremamente produtiva e em constante evolução. Do gado a frutas e legumes, tudo se produz no entorno do linhão”, explica o títular Luiz Cláudio, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), que coordenou os trabalhos de recuperação do Linhão.

 

Luiz Cláudio diz que investimentos constantes são necessários para garantir o escoamento da produção com rapidez e segurança no Linhão e que todo trabalho segue determinação do prefeito Hildon Chaves.

 

 

Equipe trabalha na melhoria da trafegabilidade da viaEquipe trabalha na melhoria da trafegabilidade da via

Para executar as obras, segundo Luiz Cláudio, foi deslocada boa parte do parque de máquinas e muitos servidores. “O resultado é que a qualidade dos serviços é duradoura”, acrescentou.

 

Depois da limpeza lateral, que deixou a pista de rolamento com trânsito mais seguro, motoniveladoras entraram em ação para o patrolamento da via, que recebeu cascalho compactado com o uso de máquinas de alto desempenho.

 

Além disso, os pontos com declives acentuados que dificultavam a passagem de veículos pesados foram rebaixados, o que vai acabar com os transtornos durante as chuvas.

 

Antigos moradores na região do Linhão elogiaram o serviço executado pelas equipes da Semagric apontando a qualidade do trabalho. “Agora, que está começando a estiagem, vamos acelerar a programação definida com o prefeito Hildon Chaves. Nosso objetivo é realizar obras de alto padrão. Ainda que demorem para serem concluídas, haverá mais segurança para o produtor rural e, com redução de manutenção, será maior a economia para o município”, finalizou Luiz Cláudio.

 

Texto: Benê Barbosa
Fotos: Semagric

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui