ENADE: provas serão aplicadas em novembro, confira cursos que entrarão na avaliação

(Foto: Ilustrativa)

As provas da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) vão ser aplicadas em 22 de novembro, a partir das 13h30, no horário de Brasília. A informação foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 6 de janeiro, em edital no Diário Oficial da União (DOU).

O Enade é destinado a estudantes concluintes de cursos de graduação. Ingressantes também são inscritos, mas não fazem o teste. Somente alunos habilitados que realizaram a prova podem obter o diploma de graduação. Nesta edição, de acordo com o edital, serão avaliados estudantes vinculados a 30 áreas de formação superior, por meio de cursos tecnológicos, de bacharelado e de licenciatura.

Vinculado ao MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, irá divulgar em breve — e também por meio de edital — cronograma, prazos, procedimentos técnicos e quais são as responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes.

Confira lista dos cursos que serão avaliados:

I – Áreas relativas ao grau de licenciatura:

  1. a) Artes Visuais;
  2. b) Ciência da Computação;
  3. c) Ciências Biológicas;
  4. d) Ciências Sociais;
  5. e) Educação Física;
  6. f) Filosofia;
  7. g) Física;
  8. h) Geografia;
  9. i) História;
  10. j) Letras – Inglês;
  11. k) Letras – Português;
  12. l) Letras – Português e Espanhol;
  13. m) Letras – Português e Inglês;
  14. n) Matemática;
  15. o) Música;
  16. p) Pedagogia;
  17. q) Química.

II – Áreas relativas ao grau de bacharel:

  1. a) Ciência da Computação;
  2. b) Ciências Biológicas;
  3. c) Ciências Sociais;
  4. d) Design;
  5. e) Educação Física;
  6. f) Filosofia;
  7. g) Geografia;
  8. h) História;
  9. i) Química;
  10. j) Sistemas de Informação.

III – Áreas relativas ao grau de tecnólogo:

  1. a) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  2. b) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
  3. c) Tecnologia em Redes de Computadores.

Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2020, os cursos pertencem às áreas de conhecimento do Ano II do Ciclo Avaliativo, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciência exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial. Saiba mais.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA