Governo realiza mais de 1.500 testes rápidos durante mais um drive thru em Porto Velho

Governo realiza mais de 1.500 testes rápidos durante mais um drive thru em Porto Velho

Porto Velho, RO- Mais uma ação do Mapeia Rondônia movimentou o sábado (4), em Porto Velho, com a realização de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19. A medida desenvolvida pelo governo do Estado tem como objetivo a realização de testes em massa para detecção do vírus para, em caso de resultado positivo, iniciar precocemente as providências relacionadas à prevenção e ao tratamento. A testagem aconteceu no estacionamento do Palácio Rio Madeira, quando foram realizados 1.543 testes, dos quais 261 foram positivados. O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, conferiu de perto todo o trabalho desenvolvido, ao lado da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha.

A testagem foi realizada no formato drive thru, onde o cidadão fez o teste sem precisar sair do veículo. Foi a segunda vez que Porto Velho recebeu a ação Mapeia Rondônia visando garantir a agilidade desde o momento da triagem, coleta, cadastro, até a entrega do resultado, tudo com a ação de um verdadeiro batalhão montado pelo governo do Estado.

Governador também reforçou a importância do tratamento precoce

Pontualmente, os portões foram abertos às 9 horas para iniciar a realização de testes rápidos. O funcionário público e morador da zona Sul da Capital, Marcel de Souza, 34 anos, foi o primeiro a fazer o teste rápido e não esperou mais que 20 minutos para sair com o resultado negativo.

“Eu tive contato com pessoas que tiveram a Covid-19, e como a gente tem filho e tem família, então veio a preocupação e resolvi fazer o teste. É importante a ajuda do governo e temos a agradecer pelo que está sendo feito à população.  Parabenizo também para o fato de em caso de positivo a pessoa já sai daqui com o medicamento e isso pode evitar que a doença entre para o estágio mais grave”, disse Marcel.

Vale destacar que, durante a epidemia, quando se tem transmissão comunitária do vírus, a identificação rápida de pessoas com a Covid-19, e posterior isolamento, são medidas importantes para conter a disseminação. Outro fator importante é que o governo do Estado, além de tomar a frente pela segunda vez com a realização dos testes na Capital, garante à pessoa diagnosticada com a Covid-19 a opção de querer ou não o tratamento com a medicação que atende todo o protocolo já divulgado pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é permitir que o tratamento precoce possa salvar vidas ainda na fase de replicação do vírus, ou seja, o tratamento precoce é de suma importância com a intenção de que a doença não atinja o nível grave e, consequentemente, evitando com que a pessoa precise ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mais um drive thru realizado pelo governo do Estado em Porto Velho

O protocolo do governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus tem sido desenvolvido em vários municípios do Estado. Na Capital, o governo tem realizado ações que possam frear a propagação do coronavírus.

Ao se deslocar para o estacionamento do Palácio Rio Madeira, a aposentada Ilma Santos destacou a iniciativa do governo do Estado em novamente garantir que a população de Porto Velho pudesse realizar os testes contra o coronavírus. “Muito bom e inclusive pelo fato de em caso de resultado positivo já podemos sair com o medicamento. Tomando de imediato já estamos combatendo vírus. Se demorar é pior, pois a doença vai se agravando e pode contaminas outras pessoas”, disse Ilma Santos.

PELOTÃO DE VOLUNTÁRIOS

Toda a estratégia do drive-thru contou com a parceria do Exército Brasileiro; Força Aérea Brasileira; Marinha do Brasil; 17ª Brigada de Infantaria de Selva; Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil; Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa); Polícia Militar; Juventude Voluntária; voluntários da Sesau e das secretarias de governo de um modo geral.

Exército foi um dos parceiros no Governo de Rondônia na realização dos testes rápidos

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada, Luciano Batista de Lima, destacou que o Exército Brasileiro fez valer o lema que diz: Braço Forte, Mão Amiga.

“As Foças Armadas estão participando novamente da ação Mapeia Rondônia com militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.  Além das missões de combate ao coronavírus, o Exército está atuando na operação Verde Brasil 2 para deixar Rondônia sem o vírus e sem as queimadas. O Exército é Braço Forte, Mão Amiga e nessa missão é a mão amiga ajudando Rondônia a combater a pandemia e dando segurança à população”, disse o general destacando que mais de 60 militares foram destacados para atuarem no drive-thru de sábado.

UNIÃO PARA VENCER O VÍRUS

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, conferiu de perto toda a logística e estrutura durante a realização do drive-thru e enalteceu a importância da parceria com todos que estão envolvidos na ação Mapeia Rondônia. Conforme destaque, Rondônia está entre os três primeiros estados que mais realizam testagem para identificar o número de pessoas já infectadas. O governador também fez a entrega de kit medicamento para pessoas que testaram positivo e ofereceu uma palavra de fé para que a recuperação seja rápida e sem complicação.

Governador conferiu de perto toda a logística e estrutura durante a realização do drive-thru

“O objeto e poder atender a população e fazer o teste em massa para acompanhar a evolução dessa doença, torcendo para que reduza aqui no nosso Estado, na nossa Capital. Acreditamos que, com o trabalho unificado e conjunto de todos, poderemos fazer o acompanhamento adequado e em breve a redução do número de infectados”, argumentou o governador Marcos Rocha.

O governador enalteceu todo apoio de parceiros, secretarias e voluntários que deram apoio ao drive-thru que é para salvar vidas. “Trata-se de um movimento para fazer aquilo que acreditamos, ou seja, assim que a pessoa tem o sintoma da doença, deve ser medicada. Então, o Governo de Rondônia, na medida daquilo que é possível, pois de fato não é obrigação do Estado fazer a medicação precoce, está fazendo para salvar vidas”, reforçou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, deixou claro que, juntos, o enfrentamento ao coronavírus se torna mais forte. “Para vencer um vírus que está matando no mundo todo, se não houver união, não se conseguiremos resultado positivo”. O secretário reforçou a importância do teste rápido e também anunciou a instalação de mais 24 leitos novos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 10 no hospital de campanha (totalizando 30 leitos na unidade), outros seis em Ji-Paraná e oito em Cacoal.

Também estiveram acompanhando do governador Marcos Rocha, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; o deputado estadual Eyder Brasil; a diretor da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Ana Flora Camargo; o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jobson Bandeira.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA